Em reunião nesta manhã, 25, o Comando Nacional de Greve (CNG) tratou sobre o rumo das negociações com o governo federal. O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (SINTFUB), na UnB. Após a Secretaria de Ensino Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC) adiar a reunião de ontem, para o dia 27 de agosto às 16 horas e a Secretaria de Relações de Trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) não cumprir com o retorno referente a nova proposta de índice de reajuste, os trabalhadores em greve reforçaram a convocação para a Marcha dos Servidores Públicos Federais e realização de atos nas universidades no dia 27 de agosto.
Na última reunião do dia 21, a representação do MPOG, se comprometeu a enviar nova proposta de reajuste do governo federal e o tempo de aplicação para todas as entidades do serviço público federal via e-mail, após reunião com a presidente Dilma Roussef no dia 23. No entanto, a FASUBRA Sindical não recebeu nenhum documento até a manhã de hoje, e considera a ação desrespeitosa com os trabalhadores em greve. De acordo com a federação, esta é a segunda vez que o governo não cumpre o prazo de apresentação de proposta – a primeira ocorreu em 17 e 19 de agosto. O prazo de negociações, previsto com efeito econômico, encerra no dia 31 de agosto de acordo com o governo.
A justificativa da SESu em suspender a reunião seria a necessidade de alinhamento das agendas do MEC e MPOG, para apresentar uma avaliação técnica sobre a jornada de trabalho.
Nesta tarde, o CNG realiza visitas ao Congresso Nacional. O objetivo é denunciar que o governo não cumpre os prazos e não apresenta propostas à pauta de reivindicações dos trabalhadores, por meio de ofício.
Amanhã acontece a reunião de comissões do CNG. No dia 27, acontece a Marcha dos Servidores Públicos Federais às 9 horas e atos nas universidades, à tarde os trabalhadores técnico-administrativos em educação estarão em vigília em frente ao prédio do MEC, enquanto ocorre a reunião com a SESu, SRT e FASUBRA. Dia 28, acontece a reunião do CNG para discutir os acontecimentos da semana e os preparativos para a continuidade da greve em setembro, com rodadas de assembleias de greve na base para 31 de agosto e 1º de setembro.
Fonte: Luciana Castro – FASUBRA Sindical