AUDITORES FISCAIS DO TRABALHO PEDEM PROTEÇÃO JUDICIAL CONTRA DESCONTOS POR PARTICIPAREM DE GREVE

AUDITORES FISCAIS DO TRABALHO PEDEM PROTEÇÃO JUDICIAL CONTRA DESCONTOS POR PARTICIPAREM DE GREVE
AUDITORES FISCAIS DO TRABALHO PEDEM PROTEÇÃO JUDICIAL CONTRA DESCONTOS POR PARTICIPAREM DE GREVE

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – Sinait ingressou com ação no Superior Tribunal de Justiça para impedir que a Administração do Ministério do Trabalho efetue descontos remuneratórios, sem antes oportunizar compensação, aos Auditores Fiscais do Trabalho que aderiram ao movimento grevista deflagrado a partir do dia 2 de agosto de 2016.

A greve se dá em virtude do descumprimento injustificado, pela Administração, dos acordos firmados para o encerramento de movimento paredista anterior, que previam melhores condições de trabalho e reajustes remuneratórios.

A ação é patrocinada pelo escritório Cassel Ruzzarin Santos Rodrigues, que vem prestando suporte jurídico para o movimento grevista desde os seus preparativos, para prevenir que os servidores paredistas sofram qualquer perda remuneratória em razão da adesão.

O temor dos descontos tem origem nas retaliações sofridas pele categoria no movimento grevista anterior. No entanto, o Superior Tribunal de Justiça (PET 10.958) impediu que os servidores tivessem perdas salariais ante as comprovadas tentativas de negociação com a Administração e em razão do cuidado da categoria em obedecer todos requisitos para a deflagração da greve, especialmente em manter a prestação mínima de serviços essenciais, razão pela qual seria presumível a legalidade da paralisação e os servidores não poderiam sofrer penalizações.

Segundo o advogado Jean Ruzzarin, “os Tribunais Superiores passaram a decidir que não se pode admitir que a administração puna servidores que estão exercendo direito constitucionalmente assegurado, na busca por melhores condições de trabalho, principalmente quando estão dispostos a manter a continuidade adequada dos serviços urgentes ou inadiáveis”.

 

Fonte: Cassel Ruzzarin Santos Rodrigues Advogados

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.