Em reunião híbrida ontem, quinta-feira (21), às 9h, no auditório da sede administrativa do Sint-IFESGO e pelo Zoom, a categoria TAE elegeu chapa para a representar a base de Goiás na Plenária da FASUBRA, pacote de lutas, ações jurídicas, carreira e condições de trabalho.
Conjuntura: basta de retrocessos
A assembleia abriu com análise da situação internacional e nacional, destacando a escalada das mobilizações em Brasília e a necessidade de ampliar a pressão contra a Reforma Administrativa. Foi reforçado que a unidade da base é decisiva para barrar ataques ao serviço público. A Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC) segue o trabalhando com foco em dimensionamento da força de trabalho e avaliação de desempenho, e alerta a categoria para que mantenha vigilância sobre o envio do orçamento de 2026 e o projetode lei para assegurar o RSC.
IFG: recesso será compensado com capacitação
Sobre o recesso de 15 dias no IFG, alvo de questionamentos pela auditoria em 2024, a Assembleia confirmou o caminho da compensação por cursos e atividades de desenvolvimento em serviço como melhor opção para garantir o benefício. Para 2025, a orientação é realizar capacitações durante o período de recesso para garantir o recesso. A direção dos campus do IFG irão dar ampla divulgação aos prazos para os servidores apresentarem as justificativas de 2024, apresentação de certificados e proposta de compensação (cursos/projetos).
UFG: ponto eletrônico entra na reta final
A Comissão do ponto eletrônico apresentou a minuta da Instrução Normativa, com:
– tolerância de 15 minutos;
– banco de horas com os parâmetros da IN nº 2;
– provável implantação gradual, por unidade/órgão;
– registro via Sou.Gov, dentro da rede UFG, por celular ou computador — esse sistema não utiliza relógios de ponto convencional.
Próximos passos já encaminhados: finalização e envio da minuta para assinatura da gestão, parecer da Procuradoria Jurídica, preenchimento de dados de chefias no Sou.Gov. Também foram foram propostos: criação de um FAQ para tirar dúvidas da comunidade, assembleia na próxima semana para tratar da IN e tirar dúvidas sobre a regulamentação e o sistema. A Comissão irá acompanhar a implantação do sistema e irá produzir um relatório em até três meses.
Ações jurídicas e defesa de direitos
Também foram passados os seguintes informes jurídicos e convocados os servidores para ingressarem com as seguintes ações.
– servidores do HC com insalubridade reconhecida administrativamente (garantia de retroativos);
– auxiliares de nível C que desempenham funções de nível D (ações por desvio de função e pagamento de diferenças retroativamente);
FASUBRA: delegação aprovada
A assembleia aprovou a chapa de delegados/as para a Plenária da FASUBRA, que será realizada na próxima semana, nos dias 29, 30 e 31 de agosto. Foram eleitos delegados: Lídia Freitas, Fernando César Mota, Eduardo Marques (Dudu), Fátima dos Reis (Fatinha) e Patrícia Regina. São suplentes: Elma Dutra, José Galdino e Marcelo Ramos.
Calendário de lutas e mobilização
– Aeroporto Internacional de Brasília e Congresso Nacional: pressão permanente contra a Reforma Administrativa.
– Grito dos Excluídos – 7 de setembro: concentração às 8h30, na Estação Ferroviária de Goiânia – Praça do Trabalhador.
– Edital para Eleições do Conselho de Delegados sindicais.
– Encontro de Aposentados da Fasubra: 15 a 17 de outubro.
– Construção de calendário unificado Fasubra/ Fonasefe com paralisações e mobilizações.
O Sint-IFESGO está convocando a categoria para as lutas. É hora de transformar cada encaminhamento em ação: ocupar ruas, aeroportos e espaços institucionais; pressionar quem decide; fortalecer a organização nos locais de trabalho. Nenhum direito a menos. Compareça às próximas assembleias e convide colegas para a mobilização. Juntas e juntos, defendemos nossas carreiras, a universidade pública e os serviços públicos imprescindíveis que atendem a toda sociedade.
#sintifesgo #ctbfasubra #TAE #AssembleiaGeral #ReformaAdministrativaNão #PontoEletrônicoUFG #RecessoIFG #PlenáriaDaFasubra #31ªGritoDosExcluídos #ClubeDoSintIFESGO #AçõesColetivas #DepartamentoJurídico #Insalubridade #DesvioDeFunção #ProgressãoDeAposentados #CNSC #RSC #Orçamento2026








