ASSEMBLEIA CONSULTIVA DISCUTE TURNOS CONTÍNUOS NA UFG

Nesta quinta, trabalhadores se reuniram para avaliar o melhor posicionamento quanto a questão
Nesta quinta, trabalhadores se reuniram para avaliar o melhor posicionamento quanto a questão

Como divulgado no site do SINT-IFESgo e nos panfletos disponibilizados na Sede Administrativa, a assembleia geral dos técnico-administrativos (TAE´s) foi realizada hoje (30). O encontro teve caráter consultivo. Ocorreu no auditório da Biblioteca Central, localizada no Campus II, às 8h30, trabalhadores de diferentes órgãos e unidades se reuniram.

Na pauta do encontro estavam informes sobre as ações do Sindicato e o debate sobre a luta pela implantação dos turnos contínuos na Universidade Federal de Goiás (UFG).  Presidiram a assembleia João Pires, vice-coordenador de Saúde do Trabalhador; Fernando Mota, coordenador de imprensa e comunicação; e Elson Morais, atual coordenador da Sede Social.

Dentre os comunicados feitos no início da reunião estavam as atividades realizadas pela Fasubra e pelo Fórum Goiano de Entidades de Trabalhadores do Serviço Público (FOGEF), a tramitação do regimento e estatuto da UFG, as ações da Comissão de insalubridade, os trabalhos da Comissão de Capacitação**, o processo de preparação para eleição da Comissão Interna de Supervisão da Carreira (CIS), o convênio cm a AFEGO e a festa do servidor público, promovida pelo SINT-IFESgo e a Adufg Sindicato, no dia 9 de novembro, na Sede Social.

A abordagem do tema dos turnos contínuos se iniciou com um relato sobre as atividades da comissão que trata do assunto na UFG. João Pires, Fernando Mota e  Elson Morais, integrantes de comissão, afirmaram que neste momento o grupo se prepara para visitar unidades e órgãos e avaliar a viabilidade da implantação da jornada ininterrupta neste. Um formulário foi  confeccionado e reuniões-piloto foram feitas no CGA e no IESA.

Após os esclarecimentos, o debate foi aberto para que a categoria indicasse o melhor posicionamento dos técnico-administrativos em relação este tema. Foram várias as contribuições. A discussão foi intensa e plural. Ao final, os técnicos indicaram seis propostas. Proposta 1: Atuar junto ao DDRH por uma melhor distribuição de trabalhadores na Universidade; proposta 2: levantar o número de TAE´s que já fazem 30 horas; proposta 3: contabilizar os terceirizados como força de trabalho; proposta 4: verificar a existência da prática do bancos de horas;  proposta 5: fazer o levantamento quantitativo dos trabalhadores que não são da UFG e dos que forma cedidos pela Instituição e proposta 6: promover a luta por meio do enfrentamento com a Reitoria, o que culminaria na retirada da entidade da comissão da UFG.

Para que as propostas sejam melhores discutidas e haja unidade no posicionamento quanto o tema, na próxima semana haverá convocação do conselho de delegados.  Até essa reunião, os técnico-administrativos poderão encaminhar contribuições para o SINT-IFESgo, por meio dos delegados de suas unidades e órgãos.

* Os folhetos também foram distribuídos na Sede Social, Hospital das Clínicas, nas Bibliotecas Centrais e Setoriais. Por meio de sms e e-mails, trabalhadores também foram avisados da assembleia.

** Comissão de Revisão da Resolução de Capacitação

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.