Durante o mês de agosto, é realizada a campanha Agosto Lilás, criada em referência à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, que criou mecanismos para prevenir a violência contra a mulher e punir legalmente os agressores.
Atualmente, Goiás é um dos estados brasileiros mais violentos para ser mulher. Conforme os dados do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO), houve um crescimento de 50% nos casos de feminicídio entre 2018 e 2021 no estado, taxa extremamente preocupante.
Além disso, os casos registrados de lesões corporais contra mulheres também cresceu muito durante esse período e, em 2021, chegou à marca de 10.782, gritante em relação aos 2.976 registrados em 2018.
Ainda que exista a insegurança da vítima em denunciar os agressor e este seguir impune, é uma medida extremamente necessária e de segurança, que deve ser realizada não apenas pela vítima, mas também por qualquer pessoa que souber ou presenciar algum caso, criando, assim, uma rede de proteção e acolhimento a essas mulheres.
Se você, mulher, sofrer qualquer tipo de agressão, busque ajuda em delegacias especializadas no atendimento à mulher, acione a Central de Atendimento à Mulher 24 Horas, pelo número 180, ou a Brigada Militar, caso a violência esteja ocorrendo, pelo número 190.
Além disso, também é possível denunciar pelo aplicativo PenhaS, disponível nas lojas virtuais para sistemas Android ou iOS, e pelo WhatsApp da Patrulha Maria da Penha, através do número (62) 9930-9778.
O Sint-IFESGO apoia a campanha do Agosto Lilás e está na luta contra todo e qualquer tipo de violência contra a mulher, além de incentivar a busca por ajuda e a denúncia dos casos por meios seguros e efetivos.
Juntos, pelo direito da mulher de existir.
#sintifesgo #sindicatodeluta #agostolilás