ADIADA APRESENTAÇÃO DE PARECER DA MP DOS ROYALTIES PARA EDUCAÇÃO

Adiada apresentação de parecer da MP dos royalties para educação
Adiada apresentação de parecer da MP dos royalties para educação

04/04/2013

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A apresentação do parecer do relator da Medida Provisória (MP) 592/12 – que destina a receita dos royalties do petróleo e recursos do Fundo Social do Pré-Sal para a educação – foi transferida para o próximo dia 17. O relator, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), apresentaria o parecer hoje (4), depois de ouvir o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, mas a audiência, agendada para ontem, foi cancelada.

A MP destina toda receita dos royalties do petróleo dos novos contratos de concessão, firmados após 3 de dezembro de 2012, para a educação. Além disso, reserva à educação 50% dos rendimentos do Fundo Social do Pré-Sal.

A medida provisória tem vigência até o dia 12 de maio. Até lá, deve ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. O governo acredita que a aprovação da MP é uma forma de garantir o cumprimento da meta de investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação, prevista no Plano Nacional de Educação (PNE).

No entanto, estudos apontam que, da forma como a MP está, o percentual a ser destinado ao setor está longe de atingir a meta desejada para que se cumpra o PNE. Atualmente, o governo investe 5,7% do PIB. A medida deveria proporcionar ao setor complemento de 4,3%, mas acrescenta 0,22%, segundo cálculo feito na Universidade Federal de São Carlos.

 

Edição: Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Aloizio Mercadante

Carlos Zarattini

Educação

Fundo Social do pré-sal

MP 592/12

Medida Provisória 592/12

PNE

Plano Nacional de Educação

Royalties do petróleo

 

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.