28 DE JANEIRO, DIA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

28 DE JANEIRO, DIA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO
28 DE JANEIRO, DIA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

O dia 28 de janeiro é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, data criada em 2009 para homenagear 3 auditores fiscais do Trabalho, assassinados neste mesmo dia em 2004 durante inspeção para apurar denúncias de trabalho escravo em fazendas da região de Unaí (MG) – episódio conhecido como Chacina de Unaí.

A escravidão sempre tem motivação econômica, sendo indissociável da ideia de subordinação do menos favorecido ao mais forte, e da busca incessante do maior lucro possível com menor investimento. No cenário atual, a nova legislação trabalhista é uma afronta aos direitos humanos e à precarização total das relações de trabalho.

O trabalho análogo à escravidão deixa marcas, tanto físicas quanto mentais, naqueles que são submetidos a essa prática criminosa – prevista no Artigo 149 do Código Penal.

Denúncias de práticas de trabalho análogo à escravidão podem ser realizadas por meio do Disque 100, pelo site do Ministério Público do Trabalho, ou nas sedes do MPT, com sigilo garantido.

 

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.