Representantes dos servidores docentes e técnico-administrativos e dos discentes que formam a Comissão Eleitoral da UFG estiveram reunidos pela primeira vez, na tarde desta quinta-feira, 6, na Sede do Sindicato dos Docentes da UFG (Adufg), para sanar dúvidas e dar os primeiros encaminhamentos para a consulta à comunidade universitária da UFG para a escolha do próximo reitor, gestão 2018-2021.
O grupo é formado paritariamente por componentes da comunidade acadêmica, representantes do Sint-ifesgo (servidores), da Adufg (docentes) e do DCE (estudantes). Entre as decisões que a Comissão deve tomar estão procedimentos e datas referentes à inscrição de chapas, processo de campanha e votação. Cabe ainda à comissão prestar esclarecimentos ao reitor e ao Conselho Universitário (Consuni).
Na oportunidade, o professor Enes Marra, da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e Computação, foi escolhido para presidir a comissão. Rosângela Castro, também professora da Escola de Engenharia Elétrica, foi escolhida como vice-presidente. O grupo é responsável por aplicar a consulta paritária entre discentes, docentes e técnicos-administrativos para a escolha do candidato a reitor da UFG, e apresentar o pleito ao Consuni.
Servidores do Centro de Recursos Computacionais (Cercomp) estiveram no encontro com a finalidade de esclarecer sobre a possibilidade de a votação ser digital, a partir do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). A alternativa vem sendo discutida pela comunidade acadêmica há algum tempo e agora se torna viável, devido à obtenção deste módulo do sistema pela universidade.
A comissão agora trabalha na produção do edital e solicitação à UFG de apoio estrutural para a realização da consulta à comunidade, além do estabelecimento das normas. Após essa fase, será permitida a inscrição dos candidatos e, posteriormente, a realização da consulta, estimada para ocorrer no dia 28 de junho.