INFORME À CATEGORIA
Estamos vivendo um período de grande ataque ao serviço público e ao servidor público.
Em função disso, o SINT-IFESgo vem realizando uma serie de debates/assembleias para discutir com a categoria temas que são de fundamental importância.
Sofremos ataques do Ministério Público Federal, quando “recomendou” às IFE que proibissem a realização de atos que discutissem a questão nacional, conforme Recomendação Nº 75, de 4 de abril de 2016, do Ministério Público Federal (MPF/GO), orientando que as IFEs se abstenham de promover ou participar de atividades cujo tema se relacione ao debate político em torno do impeachment.
Em resposta elaboramos nota de repudio a atuação do MPF/GO e realizamos seminário para debater a autonomia e democracia nas IFE.
Temos o PLP 257/20016 que nada mais é do que o projeto neoliberal que propõe a redução do Estado e, consequentemente, redução das políticas públicas e redução de direitos do servidor público.
Para debater estas questões, convocamos o fórum estadual das Entidades dos SPFs do Estado de Goiás, e realizamos carreata em conjunto com os servidores públicos de Goiás realizada no dia 10 de maio.
O SINT-IFESgo solicitou a realização de audiência pública na Assembleia Legislativa, sendo prontamente atendido. Esta audiência se realizará, amanhã, dia 07/06, ás 9:00 horas na assembleia Legislativa.
Este Projeto de Lei permite o congelamento de salários, o aumento da contribuição previdenciária, a ampliação da terceirização, a redução dos serviços públicos ofertados pelo governo, a redução das despesas públicas, o Programa de Demissão Voluntária – PDV, atrela o serviço público a empresas privadas, entre outras.
Não se omita, participe da audiência pública.
A mais recente ação contra os trabalhadores do serviço público federal é o desmonte do Ministério da Educação (MEC) e do Fórum Nacional da Educação (FNE) promovido pelo governo interino do vice-presidente Michel Temer.
Esta postura do governo demonstra, claramente, qual é sua política para a educação pública no país, retornando ao um passado recente onde o ensino superior federal foi completamente desmontado.
Além destes ataques por parte do governo, temos, ainda, por parte da mídia a mais recente ação contra os trabalhadores do serviço público federal. Sistematicamente informações distorcidas são repassadas para a população brasileira, contra o acordo de greve firmado entre o movimento e o governo Dilma, fruto da greve de 2015, jogando toda a culpa de todas as mazelas sofridas pelo Estado em nossas costas.
Para discutirmos estamos com o seguinte calendário:
- Dia 07/06 (terça-feira) às 9:00h – audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás,
- dia 09/06 (quinta-feira) das 10:00 as 12:00 horas – Avaliação de conjuntura, política econômica e suas repercussões nas IFES, dentro do VII Seminário Nacional dos Motorista. Local: Chácara Samambaia, acima da Escola de Agronomia, com o Prof. Francisco Tavares (Frank).
- dia 10/06 (sexta-feira) às 14:00horas – reunião do Conselho de Delegados na FEN (pauta: controle de frequência na UFG
- dia 13/06 (segunda-feira) as 8:30 horas, assembleia da categoria, no auditório da FEN. Pauta: informes, avaliação de conjuntura, controle de frequência na UFG e escolha de delegados para Plenária da Fasubra e Encontro Nacional da Educação.
A Direção.
.