Com frio e clima instável, casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam mais de 50%, UTI chega a 85% de ocupação; governo estadual ativa decreto de emergência e alerta para a importância da vacinação e hábitos de prevenção.
O Governo de Goiás decretou, em 30 de junho de 2025, situação de emergência em saúde pública devido ao aumento abrupto de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Foram notificados 6.743 casos em 2025 até o momento, resultado de infecções por influenza (1.117), COVID‑19 (306), vírus sincicial respiratório (1.486) e rinovírus (680).
Esse volume representa um acréscimo de cerca de 33% no número de hospitalizações por SRAG no primeiro semestre de 2025, quando comparado ao mesmo período de 2024 (10.676 contra 8.011 registros). O impacto é visível: os leitos de UTI, incluindo neonatal, pediátrica e adulto, estão com ocupação acima de 85%.
Esse quadro crítico levou à publicação do decreto estadual que permite a instalação imediata de novos leitos de UTI e ações integradas entre prefeituras e o Ministério da Saúde. Além disso, 24 municípios já solicitaram apoio para conversão de leitos clínicos em UTIs para atendimento da SRAG.
A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO
A campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) começou em abril e foi aberta para todos acima de 6 meses em maio. Contudo, a cobertura vacinal em Goiás está em torno de 39% — bem abaixo da meta de cobertura. A Secretaria de Saúde alerta que a baixa adesão à vacina aumenta o risco de complicações graves, especialmente em crianças e idosos, os grupos mais atingidos. Dos 402 óbitos registrados até agora, 256 são idosos acima de 60 anos e 40 são crianças menores de 2 anos.
INVERNO, CLIMA INSTÁVEL E MEDIDAS DE PREVENÇÃO
Com as variações bruscas de temperatura típicas da estação, ambientes fechados e baixa umidade facilitam a disseminação dos vírus respiratórios. Além da vacinação, é essencial:
* Etiqueta respiratória: ao tossir ou espirrar, use lenço ou cubra o rosto com o braço, evitando as mãos.
* Higienização das mãos, principalmente após assoar o nariz, tossir ou tocar em superfícies públicas.
* Ambientes ventilados, mantendo portas e janelas abertas quando possível.
* Uso de máscara em locais aglomerados ou em caso de sintoma respiratório.
* Descanso e hidratação, fortalecendo o sistema imunológico.
SINT-IFESGO RECOMENDA…
O Sint‑IFESGO reforça as/os suas/seus filiadas/os e comunidades universitárias que a vacinação contra influenza, assim como a atualização da vacina contra a COVID‑19, são práticas de cuidado coletivo. A adoção de hábitos saudáveis — como boa alimentação, atividade física e sono regular — é fundamental para manter a resistência do organismo.
Vacine‑se já! Procure um posto de saúde ou sala de vacinação mais próxima, inclua toda a família — especialmente crianças, idosos e gestantes —, e pratique a etiqueta respiratória. Aqui, você estará protegendo também seus colegas, professores e toda comunidade do IFESGO. Um gesto simples que faz toda a diferença.
REFERÊNCIAS
1 – “Goiás decreta emergência por Síndrome Respiratória Aguda Grave”- Governo do Estado de Goiás – [https://goias.gov.br/goias-decreta-emergencia-por-sindrome-respiratoria-aguda-grave/]
2 – “Goiás decreta emergência por Síndrome Respiratória Aguda Grave” – Agência Brasil (EBC) – [https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2025-06/goias-decreta-emergencia-por-sindrome-respiratoria-aguda-grave]
3 – “Governo de Goiás decreta situação de emergência por Síndrome Respiratória Aguda Grave, diz Secretaria de Saúde” – Portal G1 – [https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2025/06/29/governo-de-goias-decreta-situacao-de-emergencia-e-sindrome-respiratoria-aguda-grave-diz-secretaria-de-saude.ghtml]
4 “Aumento de mais de 50% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e ocupação de 85% dos leitos de UTI motivaram decreto de emergência, diz governo” – Portal G1 – [https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2025/06/30/aumento-de-mais-de-50percent-nos-casos-de-sindrome-respiratoria-aguda-grave-e-ocupacao-de-85percent-dos-leitos-de-uti-motivaram-decreto-de-emergencia-diz-governo.ghtml]