Ontem (3) participei, como Conselheira de minha última sessão do Conselho Diretor da Regional Jataí- UFG, Conselho no qual atuei por quase 3 anos como representante da categoria dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e no qual tive o orgulho de fazer parte.
Em votação vários pontos de pauta entre eles a Paridade dos votos nas decisões ou consultas da Acadêmia. O voto paritário estava em discussão. O sistema de paridade daria as categorias igualdade de proporcionalidade de votos e nas decisões da Academia. A forma atual garante a representatividade de decisões de 4×1 para os docentes.
Não foi surpresa que muitos docentes optassem, ainda, pela “igualdade” 70%, 15%, 15%, permanecendo a atual proporção que, pelo entendimento de muitos, daria uma relação “proporcional e igualitária de 2/3 (servidores) para 1/3 (alunos) ou ainda a proporção 4×1 para os docentes entre os servidores.
Na atual conjuntura do País, com a economia em recessão, greves na educação em todas as alçadas, inclusive a Federal e ameaças de mais cortes do governo, esperava-se união em prol das decisões da Acadêmia e não disputas internas entre as categorias.
Os interesses Institucionais não estavam em pauta e sim os interesses de uma única categoria, praticou-se mais uma vez a desconstrução das relações, já bastantes tumultuadas, como se já não fosse suficiente penoso lidar diariamente com a falta de estruturas mínimas de trabalho e de técnicos, o que faz com que a relação de trabalho 4×1 seja, para muitos TAEs, uma realidade onde o trabalho de 4 trabalhadores é realizado por apenas 1, com responsabilidade mais a duras penas, (questão quase sempre protelada e não discutida pelos colegas docentes).
O sentimento final é de derrota, não houve ganhadores e sim perdedores, pois perdemos todos com a desconstrução e desunião das categorias internas, porque infelizmente a defesa dos colegiados tem sempre muito mais peso e importância do que os interesses da Instituição.
Obrigada colegas TAEs pela oportunidade de representação, mesmo que em menor proporcionalidade, da nossa categoria…
Abraço a todos!!!
Adm. Valéria Gouveia do Carmo Ferreira
Mestre em Gestão Pública
UFG – Regional Jataí