UFG Concede Título de Servidora Emérita a Ivete Santos Barreto: “Um Reconhecimento Coletivo e uma Luta Contínua pela Educação Pública”.
Na última sexta-feira (14), a Universidade Federal de Goiás (UFG) homenageou Ivete Santos Barreto, técnica-administrativa em educação da Faculdade de Enfermagem (FEN-UFG), com o título de Servidora Emérita. A cerimônia aconteceu na FEN-UFG, durante a instalação da Assembleia Universitária presidida pela reitora profa. Angelita Pereira de Lima, que também conferiu o título de professoras eméritas a Elizabeth Esperidião, Sheila Araújo Teles e Virgínia Visconde Brasil. Essas profissionais têm se dedicado à formação na área de enfermagem e à defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).
A solenidade contou com a presença de autoridades como o vereador de Goiânia e ex-reitor da UFG, prof. Edward Madureira Brasil (PT-GO), o deputado estadual Mauro Rubem (PT-GO), a ex-reitora da UFG Milka Severino e a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), que é reconhecida por sua luta em defesa dos servidores das instituições federais de ensino (IFES) e da saúde.
Em seu discurso emocionado, Ivete Santos Barreto ressaltou a importância do reconhecimento coletivo das técnicas e técnicos-administrativos, cujo trabalho é essencial para o desenvolvimento das universidades federais. “Ter o reconhecimento dos meus pares e da Universidade com a concessão do título de servidora emérita muito me orgulha e renova o meu compromisso de luta incessante e contínua por uma educação pública de qualidade para a juventude brasileira e por condições dignas de trabalho, carreira e remuneração justa para quem faz a universidade funcionar”, afirmou Ivete.
A servidora também dedicou sua conquista aos amigos e colegas que a acompanharam ao longo de sua trajetória. “Dedico aos camaradas do PCdoB, aqui representados pela minha amiga e irmã de alma, Alice Portugal, que fraternalmente me conduziram e me inspiraram ideologicamente, sempre segurando a minha mão. Dedico aos colegas e amigos da UFG, da UFBA, da enfermagem, do SINT-IFESGO, do Sindsaúde, do CIEG-BA, das nossas outras entidades, da ABEN, das nossas demais entidades representativas e da vida.”, disse, expressando gratidão pela colaboração das diversas entidades com as quais se envolveu ao longo dos anos.
Além disso, Ivete não esqueceu de homenagear sua família e ancestrais, destacando o papel deles em sua jornada: “Dedico esse título às minhas filhas, ao meu neto maravilhoso, ao meu companheiro e à minha família, que me apoiaram e sustentaram em todos os momentos”. A servidora também fez uma homenagem especial aos colegas e professores da UFG e da FEN, ressaltando a importância da solidariedade e confiança no trabalho coletivo.
Em um momento de reflexão, Ivete concluiu: “Minha caminhada sempre foi e será inspirada por ideais de um mundo justo e solidário, um mundo socialista. Seguindo o exemplo de trabalho e luta de pessoas muito queridas, acredito que os valores da solidariedade, da justiça social e da democracia prevalecerão.”
O Sint-IFESGO, em nome de suas filiadas e filiados, reitera a importância de reconhecer e fortalecer a luta das servidoras e dos servidores públicos pela educação, saúde e condições dignas de trabalho. A homenagem a Ivete Santos Barreto representa a conquista coletiva das técnicas e técnicos-administrativos, cujo trabalho é essencial para desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão no âmbito das universidades federais.
Este evento simboliza além do reconhecimento individual, a importância da educação pública, da ciência, da enfermagem e da saúde coletiva. O Sint-IFESGO reforça a necessidade de fortalecer as lutas por melhores condições de trabalho, carreira digna e financiamento adequado para as universidades públicas.
Seguimos firmes na defesa da educação pública, do SUS e dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores!
Assista aqui o discurso de Ivete Santos Barreira (Crédito do vídeo – UFG Oficial)
Confira algumas fotos do evento abaixo (Crédito das fotos – Madson Rocha):
Vídeo com homenagem do Sint-IFESGO à servidora emérita Ivete Santos Barreto (Crédito: Madson Rocha)
#SintIFESGO #ctbfasubra #UFG #SUS #ServidoraEmérita #Reconhecimento #EducaçãoPública #Solidariedade