NOTA DE REPÚDIO POR JANAÍNA DA SILVA BEZERRA
O Sint-IFESGO, a ADUFG, a UFCAT, a UFJ, o DCE/UFG, o DCE/UFCAT, a UEE e a Associação de Egressos da UFG repudiam veementemente os crimes de estupro e feminicídio, ocorridos dentro das dependências da Universidade Federal do Piauí, cuja vítima fatal foi a estudante Janaina da Silva Bezerra, de 22 anos. Os brutais crimes, cometidos com inominável crueldade, ocorreram no último dia 27 de janeiro, quando a aluna do curso de Jornalismo participava de uma calourada.
Externamos nossa profunda indignação com mais esse caso de violência contra mulheres, em uma conjuntura em que, infelizmente, crescem os números de feminicídios, assim como de práticas e discursos misóginos em geral. Janaína tinha sonhos, uma vida inteira pela frente, mas foi assassinada pela cultura do estupro e pelo ódio à condição de mulher. Vale frisar que, além de mulher, Janaína era uma mulher preta, a primeira de sua família a ingressar em uma universidade pública.
É urgente a condução de um amplo debate com a comunidade acadêmica e com a sociedade em geral em relação à violência de gênero, em todas as suas modalidades, e também à cultura do estupro. O Brasil é um dos países que mais mata mulheres apenas pelo fato de serem mulheres e pelo ódio gratuito que o sistema patriarcal e o machismo alimentam, culminando em violências terríveis como as sofridas por Janaína. Que Janaína não seja esquecida e que isso jamais se repita! Queremos-nos vivas, livres e sem medo!
Janaína presente!
Nenhuma a menos!
Assinam a nota:
Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás
Universidade Federal de Catalão
Universidade Federal de Jataí
Diretório Central dos Estudantes/UFG
Diretório Central dos Estudantes/UFCAT
União Estadual dos Estudantes
Associação de Egressos da UFG