O Dia do Servidor Público surgiu através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, homenageando a criação das leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos – Decreto Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939.
Posteriormente, o então presidente Getúlio Vargas, em 1943, decretou a data de promulgação dessa lei como ponto facultativo.
Hoje, 28 de outubro de 2022, temos pouco a comemorar. Estamos sob um governo que despreza o serviço público, que faz de tudo para destruí-lo, e que nas palavras do presidente e seus ministros, transformou os servidores em “inimigos” do governo, lembram-se da gravação do ministro Paulo Guedes dizendo que já colocaram uma granada em nosso bolso?
Em muitos momentos de nossas vidas, todos dependeram ou irão depender do servidor publico, e me concentro em especial na educação e saúde, duas área onde atuamos como trabalhadores e das quais dependemos cotidianamente.
Nos últimos dois anos, durante a crise de saúde provocada pelo CORONA VIRUS, vimos como os hospitais e os servidores públicos, foram fundamentais, na linha de frente, para socorrer e aliviar o sofrimento de milhares de pessoas.
E como, as nossas universidades, institutos e centros de pesquisas, foram fundamentais para produzir conhecimento novo, sobre esse mal que se abateu sobre todos em nosso planeta.
Mais não temos muito que comemorar este ano, porque o governo insiste em tramitar no congresso a PEC 32, que desmonta o serviço publico, também mantem o arrocho salarial, após seis anos sem recomposição, mesmo com uma inflação crescente ano após ano corroendo nossos salários.
Porém existe uma esperança, no próximo dia 30 de outubro, os servidores públicos e a população mais consciente deste país têm uma chance, uma oportunidade de mudar essa situação e eleger um novo governo, eleger um governo que já mostrou no passado o que é governar para o povo, e que valoriza os servidores públicos, porque sabe que são eles que irão levar as políticas publicas a todos os que precisam, independentes se estão nos centros urbanos ou nos rincões mais distantes do pais.
Servidor público, nosso futuro está em nossas mãos, vamos trabalhar para eleger Lula presidente mais uma vez, e ver nossas universidades e institutos federais receberem trabalhadores e recursos, e aumentar mais ainda o numero de estudantes e pesquisadores no país.
Vamos ver mais uma vez o SUS crescer e ficar cada vez mais forte, e atender em toda a sua abrangência, com qualidade e competência a todos de forma igualitária.
O momento agora é de superarmos as diferenças pontuais, e unir forças para a reconstrução da cidadania e de um país que foi destruído e dividido nos últimos anos.
Neste ano não vamos comemorar o dia do servidor público hoje(28), iremos comemorar com mais alegria e com muita esperança de dias melhores para os servidores públicos e para o país no próximo dia 30 de outubro, com a vitória de LULA presidente do Brasil mais uma vez.