Na última quinta-feira (13), houve uma reunião na reitoria da Universidade Federal de Jataí (UFJ), na qual foi discutida a nota já enviada à comunidade acadêmica sobre o corte orçamentário na instituição.
Na ocasião, estiveram presentes Eulezzy Moni e Darlan Marques, diretores do Sint-IFESGO, Luís Contim, diretor da Adufg, Américo Nunes da Silveira e Giulena Rosa Leite, reitor e vice-reitora da UFJ, e Diomar Toledo, Pró-reitor de Administração e Finanças da UFJ.
Conforme o Pró-reitor, o cenário financeiro da UFJ já era muito difícil de ser desenhado desde o corte do orçamento ocorrido em março deste ano, que está se materializando na instituição nos meses de outubro, novembro e dezembro. Logo, os recursos orçamentários liberados pelo governo neste ano são suficientes apenas para cobrir as despesas de funcionamento da universidade até o mês de setembro (pagos em outubro), ficando descobertos os três últimos meses do ano.
Em meio a esse cenário, a gestão se comprometeu a garantir até dezembro os recursos destinados à assistência estudantil, bolsas e o funcionamento dos ônibus intercampi. Todas as outras despesas ficarão descobertas caso não haja recomposição do orçamento, como o pagamento de contratos de terceirizados e contas de água e luz, dentre outras.
A situação orçamentária que a UFJ passa é muito grave e há riscos reais de comprometimento de seu funcionamento já neste ano. Milhares de alunos da universidade dependem dela para sua formação e os mais de 260 colaboradores terceirizados dependem desse orçamento para levar alimento às suas famílias.
Por isso, é necessária a união e a mobilização de todos em defesa da liberação do orçamento bloqueado de 2022 e, também, pela recomposição do orçamento da universidade nos próximos anos, levando em conta o orçamento de 2019 corrigido pela inflação (conforme previsto na lei de teto dos gastos), para que a universidade possa continuar funcionando de forma normal.
Os sindicatos de servidores técnicos e docentes manifestam total preocupação com essa situação e então na luta pela recomposição orçamentária, acompanhando e fornecendo os devidos esclarecimentos à comunidade acadêmica e à população em geral.
Conscientizem-se e se somem a esta luta!
Sint-IFESGO em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.
#sintifesgo #sindicatodeluta