Hoje, 28 de abril, é celebrado o dia mundial da segurança e da saúde no trabalho. No entanto, muitos servidores goianos ainda sofrem com a falta de segurança e com o risco à saúde que a exposição às atividades insalubres e periculosas causam.
Como uma forma de proteger a saúde dos trabalhadores e assegurar melhores condições de trabalho, foi criado, em 1936, o adicional de insalubridade e, em 1955, o adicional de periculosidade, que se tratam de benefícios pagos, juntamente ao salário dos servidores e servidoras, de acordo com o grau de insalubridade e periculosidade em que estão expostos.
Com a pandemia, houve um atraso tanto na elaboração dos laudos que garantem o recebimento desses adicionais, como no pagamento de fato. Em defesa dos direitos das servidoras e servidores públicos, o Sint-IFESGO vem realizando um trabalho nas universidades e institutos federais de Goiás, visando a concessão do direito aos adicionais a todos os servidores que necessitam e, também, melhores condições de trabalho.
O Sint-IFESGO está nessa luta em defesa do servidor e do serviço público.
#sintifesgo #sindicatodeluta #segurançaesaúdenotrabalho #insalubridade