Hoje, 11 de fevereiro, é comemorado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, após Assembleia Geral, com o intuito de que a sociedade se comprometa com a igualdade entre homens e mulheres no âmbito educacional e científico.
Por muitos anos, as mulheres foram proibidas de frequentar escolas e de receber uma educação formal, sendo permitido apenas educação em casa, mas com atividades voltadas aos serviços do lar. Essa situação cria desigualdades em diversos setores da vida até hoje, desde a quantidade de mulheres nas universidades até a quantidade de mulheres no mercado de trabalho e em cargos de liderança. Além disso, influencia também na academia.
De acordo com levantamento realizado em 2020 pelo Open Box da Ciência, de 77,8 mil pesquisadores cadastrados na Plataforma Lattes, apenas 40,3% são mulheres. Já em relação ao acesso ao ensino superior, as mulheres ainda são maioria, fato que não se reflete no âmbito científico.
O SINT-IFESgo parabeniza todas as mulheres e meninas que estão presentes na ciência brasileira e reitera a importância da participação destas em todos os âmbitos da sociedade.
#sintifesgo #sindicatodeluta #mulheresnaciência
Texto: Heloísa Brito
Design: Aymê Sousa