Na última quinta-feira (27) foi realizada a plenária nacional das servidoras e servidores públicos. Na ocasião, foram definidas as próximas ações da campanha em defesa do reajuste salarial do funcionalismo público.
Organizada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate), a plenária aprovou a intensificação das mobilizações com protesto marcado para o próximo dia 2 de fevereiro.
Os servidores defendem a reposição de 19,9%, reivindicação que já foi apresentada ao Ministério da Economia. As entidades também oficializaram pedidos de reunião com o Poder Executivo e Legislativo, e aprovaram o indicativo de greve geral para o dia 9 de março.
O objetivo da mobilização é cessar a aplicação do desmonte dos serviços públicos que prejudica principalmente a população de baixa renda. Escolas, postos de saúde, redes de assistência social, transporte público e muitos outros serviços são diariamente atacados e reduzidos prejudicando toda a população. Os servidores necessitam de boas condições de trabalho e salário justo e, neste momento, a luta é fundamental.
Confira o calendário aprovado na plenária:
• 02/02/22 – Atividade simbólica, como parte do processo de mobilização pela recomposição emergencial, em Brasília/DF, com faixaço por todo o País nos órgãos e prédios públicos;
• 07 a 11/02/22 – Rodada de plenárias estaduais e atividades virtuais “Reposição emergencial para todas e todos: 19,99% já!”;
•14 a 25/02/22 – Jornada de Luta em estado de greve;
•09/03/22 – Greve Nacional dos(as) servidores(as) Federais. (se aprovada nas assembleias).
#SindicatodeLuta #Sintifesgo #FuncionalismoPublico
texto: @juliialarissa
design: @aymesous