No dia 30 de setembro, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou um edital para seleção de técnico-administrativos. Um dos órgãos da Instituição que receberá novos trabalhadores será o Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC). Dentre as vagas oferecidas, há postos para médicos (as), enfermeiros(as) e assistentes sociais.
A promessa do governo federal de que o déficit de funcionários nos hospitais universitários somente será resolvido com a adesão à Ebserh tornou surpreendente o anúncio do concurso para profissionais de saúde no HU/UFSC. Para esclarecer a questão, procuramos a direção do Hospital.
Segundo o Profº Carlos Alberto Justo da Silva, um dos diretores, há um déficit de 320 funcionários no HU da UFSC. A seleção que contemplará o órgão não acabará com essa deficiência, servirá à reposição dos trabalhadores aposentados e à manutenção do funcionamento do hospital. Segundo Carlos, o HU/UFSC conta hoje com 100 leitos desativados. Uma situação calamitosa que poderia ter sido resolvida com investimentos federais.
A UFSC não aderiu à Ebserh e segundo Celso Martins, um dos coordenadores do Sindicato dos Trabalhadores (SINTUFSC), a categoria é contra a Empresa. Acredita em um hospital e uma universidade autônoma. A reitoria da UFSC, ressalta Martins, não tem se posicionado nem contra nem a favor, o que torna morosa a discussão. O que foi feito até agora foi a criação de uma comissão para debate do tema, porém não há previsão para que o assunto seja apreciado no Consuni. #ebserhnãoésolução #investimentojánoshus
_ _ _
Notícias relacionadas:
Corpos no Chão na inauguração da nova emergência do HU:: http://www.sintufsc.ufsc.br/hu/1.htm
Dossiê HU/UFSC :: http://www.sintufsc.ufsc.br/downloads/hu_dossie.pdf