O lançamento oficial da Campanha Salarial Unificada dos Servidores Públicos Federais (SPF), realizada na quarta-feira (20), em frente ao Ministério do Planejamento (MPOG), foi marcado pela presença de aproximadamente 300 trabalhadores(as) de diversas categorias do serviço público.
Mesmo não tendo sido recebidos pela ministra, os servidores deram seu recado. As entidades que compõem o fórum nacional orientam que todas as entidades sindicais nos estados promovam a mobilização e reforcem a unidade em torno da pauta unificada (veja aqui) protocolada em oito setores do governo. O objetivo é organizar uma grande marcha à Brasília marcada para dia 24 de abril para buscar uma resposta adequada do governo às principais demandas das categorias.
A manifestação acabou servindo também como oportunidade para denúncias do descaso do governo com os trabalhadores do serviço público, incluindo o descumprimento de acordos firmados em 2012 com algumas entidades.
Janine Teixeira, Coordenadora da FASUBRA destaca que o lançamento da Campanha Unificada é o começo de uma jornada de lutas. “O governo tem uma resistência muito grande, pois fez o acordo com a entidade e acha que já deu, mas tem descumprido várias questões, como é o caso dos aposentados”.
Como parte das atividades os trabalhadores(as) concentraram-se na porta de entrada do Ministério para pressionar por uma audiência com a ministra. Com gritos de “negociação”, os servidores insistiram para que a ministra recebesse seus representantes, o que não ocorreu até o final da manhã.
As entidades presentes avaliaram que o ato foi representativo, muito importante e demonstrou que o governo continua com a mesma atitude de descaso do ano passado, mais um motivo para que os trabalhadores se organizem.