Os representantes do SINT-IFESgo, Elson Ferreira e João Pires priorizaram suas atuações no Fórum Social Temático, em Porto Alegre, no dia 28, para participar do evento que debateu as Privatizações na Saúde. O evento acontecido no auditório do Sindisprev-RS, teve como expositores Janine Teixeira, Coordenadora-geral da FASUBRA, Ramona Carlos, representando a Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde; Felipe Cardoso, representante do Fórum Contra a Privatização da Saúde de São Paulo e Cláudio Souza, representante do Fórum do Rio Grande do Sul.
Todos os expositores apresentaram argumentos que as políticas de privatizações implementadas na Saúde, vem sendo acelerada com a transferência dos serviços para iniciativa privada, através das Organizações Sociais, das Fundações Estatais de Direito de Privado e agora com o processo de implantação da EBSERH nos Hospitais Universitários.
Como consequência: a entrega para iniciativa privada do maior patrimônio público no atendimento de alta e média complexidade e; o desrespeito ao Controle Social, contrariando a importantes resoluções das últimas Conferências Nacionais de Saúde e do próprio Conselho Nacional de Saúde que não são respeitados pelo governo.
No âmbito do Governo Federal a entrega dos hospitais universitários à recém criada EBSERH, representa um desrespeito a autonomia universitária, um ataque ao Regime Jurídico Único e uma ameaça ao SUS por não estar descartado as possibilidades de privatizações futuras.
O entendimento de todos os participantes do debate é que o processo de privatização na saúde não é uma ação isolada do governo, é parte de uma ampla reforma do Estado onde as políticas públicas são todas transferidas para iniciativa privada e que para enfrentar este processo é preciso a unidade da classe trabalhadora e uma ampla mobilização dos movimentos sociais e da população.
Fonte: Página da FASUBRA Sindical – www.fasubra.com.br
Foto: FASUBRA Sindical