Dezenas de militantes e dirigentes sindicais participaram, neste domingo (28), do debate sobre Negociação Coletiva, Direito de Greve e Acordo Coletivo Especial, promovido pelo Fórum dos Servidores Públicos Federais, dentro das atividades paralelas do Fórum Social Temático, que acontece na capital gaúcha, Porto Alegre (RS).
O Fórum Estadual das Entidades dos Trabalhadores no Serviço Publico Federal de Goiás, representado por Elson Ferreira e João Pires (SINT-IFESgo), Gilberto (Condsef/SINTSEP-GO), Profª. Ailma Maria (CTB-GO) se juntou à diversas entidades de trabalhadores do serviço público federal, estadual e municipal, além das centrais sindicais no auditório do Sindisprev-RS, palco do debate que teve a frente os sindicalistas Paulo Barella (CSP-Conlutas), Pedro Armengol (CUT) e João Paulo Ribeiro (CTB),
Após duas dezenas de intervenções, onde a militância, dividida, usou da palavra para criticar as políticas do governo, a Presidente Dilma e a proposta apresentada pelas Centrais Sindicais para regulamentar a Convenção 151 da OIT. Outros como o SINT-IFESgo fez a opção por apostar na possibilidade de apresentar e disputar a aprovação no Congresso Nacional de um projeto de interesse dos trabalhadores no serviço público.
Na oportunidade, foi cumprida a tarefa delegada pelo Fórum Estadual de Goiás e apresentado pelo SINT-IFESgo, ao mesmo tempo que entregou pessoalmente aos dirigentes das centrais presentes, a proposta de Goiás de emendas para adequação e melhoramento do projeto das Centrais.