18/1/2013
Membros do Centro Acadêmico (CA) de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) protestam sobre a decisão do Conselho Diretor da Faculdade de como serão realizadas as novas eleições para escolha do diretor da Faculdade de Direito. Segundo coordenador matutino do CA, Fernando Eurípedes, a decisão de que 70% de peso dos votos será destinado à categoria docente não agradou aos estudantes.
Fernando explica que desde 1986 ficou decidido que alunos, professores e funcionários técnicos administrativos da Faculdade de Direito da UFG teriam peso igual nas eleições. Sendo assim, cada categoria teria o peso de 33,33%. No entanto, no dia 19 de dezembro do ano passado, o Conselho Diretor, composto por 9 docentes, 2 alunos e 2 funcionários técnicos administrativos, decidiu que os professores teriam maior peso nas eleições (70%). Em forma de protesto a decisão, os estudantes colocaram uma faixa na porta da instituição.
De acordo com o estudante Hugo Escher, da Diretoria de Patrimônio do CA, o protesto sofreu repressão. Segundo ele, a faixa foi colocada no domingo, 6, e retirada pela manhã de segunda-feira, 7, por funcionários da UFG. Hugo ainda destaca que o desejo do CA é que as eleições aconteçam levando em consideração o voto universal. “Lutamos pela democracia. A forma como foi feita essa decisão não levou em consideração os desejos da maioria”, concluiu Hugo.
resposta
A equipe de reportagem tentou entrar em contato com o Departamento de Direito da UFG, sem sucesso.
Fonte: Página do DM – http://www.dm.com.br
Imagem: Google