EM GOIÁS, TRABALHADORES OCUPAM AS REITORIAS DA UFG, IFG E IF GOIANO

Atos fizeram parte da mobilização nacional dos Servidores Públicos Federais pela campanha salarial de 2015
Atos fizeram parte da mobilização nacional dos Servidores Públicos Federais pela campanha salarial de 2015

O SINT-IFESgo realizou, na manhã de terça-feira, uma paralisação inédita no estado de Goiás. Pela primeira vez os trabalhadores técnico-administrativos em educação (TAEs) ocuparam as reitorias das três instituições federais de ensino superior (IFES) do estado simultaneamente.

Desde às 7 horas da manhã os trabalhadores se reuniram nas reitorias da UFG, IFG e IF Goiano. Em cada um dos locais a paralisação teve um caráter diferente, levando em consideração as especificidades de cada instituição. Na UFG, foi realizado um debate sobre a implantação dos turnos contínuos. No IFG, os TAEs discutiram a pautas da campanha salarial de 2015, principalmente no que diz respeito à carreira. Já no IF Goiano, a categoria discutiu as eleições para reitor do Instituto, que acontecem esse ano.

Josué Vieira, que trabalha como contador da Pró-Reitoria de Administração do IF Goiano, considerou o ato bastante positivo e acredita que a categoria sai mais fortalecida depois da paralisação. “Foi positivo e inédito por que foi a primeira vez que a reitoria ficou paralisada. Também demonstrou a união dos TAE’s. A adesão foi significativa. Apresentamos a pauta e fizemos a deliberação de assuntos do coletivo aos trabalhadores da reitoria”, afirmou.

Camila Lorraine, assistente social do Campus do IFG de Anápolis, informou que, além da reitoria, foram paralisados os Campus de Anápolis, Goiânia Oeste, Inhumas e Senador Canedo. Disse também que durante as 72 horas de paralisação serão realizados outros debates ao longo dos três dias. “Discutirmos as prioridades do orçamento, tendo em vista os cortes realizados nas verbas da educação, e o que o IFG está fazendo para gerir essa conjuntura”.

Fernando Mota, lotado no CERCOMP da UFG, afirmou que, além do debate, os TAEs foram atualizados sobre o andamento da negociação com o governo federal.  “Durante o ato fomos informados sobre o panorama da paralisação e como andam as negociações da FASUBRA. A paralisação teve grande adesão e espera-se que as 72h gerem um grande impacto e cumpram o objetivo de mobilizar a categoria”.

Reivindicações

A paralisação inicia um processo de pressão junto ao governo federal e busca de atendimento às demandas dos trabalhadores para a campanha salarial de 2015. Os Servidores Públicos Federais (SPFs) reivindicam um reajuste de 27,3%. Esse reajuste iria repor as perdas salariais que se acumulam desde 2010. Outras pautas levantadas pelos SPFs são:

1. Data base em 1º de maio;

2. Negociação coletiva;

3. Paridade entre ativos, aposentados e pensionistas;

4. Isonomia dos benefícios entre os Três Poderes que incluem auxílio-alimentação, creche, plano de saúde e outros;

5. Retirada de projetos que atacam direitos trabalhistas e aprovação imediata de propostas de interesse dos servidores no Congresso Nacional;

6. Aprimoramento da carreira (aumento de piso e step, racionalização dos cargos entre outros);

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.