Aconteceu no dia 1º de setembro de 2010, às 9h30min., no auditório da Faculdade de Educação da UFG, a Assembléia Geral dos filiados ao SINT-IFESgo com uma ampla pauta para debates e deliberações.
Informes do SINT-FESgo
A direção do sindicato aguarda resposta da administração superior da UFG sobre o requerimento protocolado solicitando o cumprimento da sentença do Mandato de Injunção que garante aos filiados do sindicato o direito à aposentadoria especial e ou a conversão do tempo, após 1990, de atuação em área insalubre para fins de aposentadoria normal.
O Sindicato orienta que aguardem o efetivo cumprimento do Mandado de Injunção que resguarda os direitos dos filiados, pois se aposentar com base na regulamentação normatizada recentemente pelo Ministério do Planejamento pode levar o trabalhador a prejuízos financeiros e trabalhistas.
A fim de tranqüilizar os seus filiados a assessoria jurídica informa que já deu entrada na Justiça Federal com a Ação Coletiva exigindo o pagamento da correção monetária das parcelas referente ao acordo dos 28,86%. Agora é acompanhar a tramitação do processo e conseqüentemente o posicionamento da Advocacia Geral da União.
A direção do sindicato faz nova convocação para os filiados que atuam em áreas insalubres na UFG, que tiveram prejuízos com os mapeamentos realizados em 2004 e 2006, que ainda não procuraram a assessoria jurídica para que o façam com urgência a fim de autorizar o sindicato a representá-los judicialmente para reversão do prejuízo causado com os mapeamentos realizados pela UFG.
Ministério do Trabalho e Emprego cria Grupo de Trabalho para discutir proposta de regulamentação de questões como conflitos no serviço público, direito de greve, data base, organização sindical no serviço público, etc. O GT foi criado com a participação das Centrais Sindicais: CTB, CGTB, UGT, Força Sindical, NCST. A CUT se negou a participar da composição do GT.
Na área social se destacou o sucesso do campeonato de futebol society e o festival de pipas realizados pelo SINT-IFES nas dependências da Sede Social e anunciado que as obras da de recuperação das piscinas infantis estão a todo vapor e que em breve será informado à data de abertura do novo parque aquático do sindicato.
Sindicato se filiará à CTB
Após breve histórico apresentado aos filiados presentes na assembléia, o sindicato informa que ao iniciar a gestão em maio de 2009 colocou o assunto em sua pauta de prioridade, conforme compromisso de campanha. Para tratar o assunto de forma aberta e criando espaços para que todos participassem, a direção desenvolveu ações da seguinte forma: de março a junho de 2010, ficou postado uma enquete na página do sindicato na internet para saber a opinião da categoria; em maio reuniu-se a Diretoria e Conselho de Delegados onde ficou deliberado que o sindicato abriria espaço no jornal da entidade para que as centrais envolvidas com a categoria, num total de três: CUT, CTB e CSP-Conlutas, apresentassem as razões para filiação do sindicato e; a realização de debates das centrais com os filiados. Com exceção da CUT, que não compareceu e nem ligou justificando, os debates com a CSP-Conlutas e a CTB, aconteceram conforme programado e divulgado para participação da categoria . A conclusão do processo de debate com os filiados culminou com a realização da assembléia para a avaliação e aprovação ou não da filiação novamente do sindicato a uma central.
Amplo debate, também, aconteceu na assembleia dos filiados, com direito a defesas pelos representantes das centrais presentes CUT e CTB e mais a justificativa de ausência da representação da CSP-Conlutas. Abertura para esclarecimentos e avaliações possibilitando a participação do plenário.
Com a diretoria executiva do sindicado apresentando posição pela filiação a uma central, justificando a história de participação nas lutas dos trabalhadores em Goiás e no Brasil e a importância do fortalecimento das organizações sindicais brasileiras. A grande maioria dos presentes aprovaram que o SINT-IFESgo filie-se a uma Central Sindical, com apenas 01 (um) voto contrário e 03 (três) absteções.
Novo espaço é aberto para esclarecimento e mais uma intervenção para cada representante das centrais presentes para apresentarem suas últimas argumentações. Concluindo o debate a direção informa que não tem nenhuma posição sobre qual central se filiar.
Em votação a CUT obteve 01 (um) voto, a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) obteve 40 votos, a CSP-Conlutas obteve 0 (zero) votos. Registrando ainda 04 (quatro) abstenções.
Sobre os HUs
A assembleia debateu os problemas dos HUs, concluindo pela necessidade de fortalecer a luta pela melhoria salarial para a categoria e abertura de novos concursos como solução para os problemas de déficit de pessoal e para a sobrecarga de trabalho gerada pela APH.
Conclui-se que foi uma vitória, embora sem nenhuma dificuldade, o encaminhamento final dado pela direção do HC, após intervenção do Sindicato, para aplicação do controle de ponto somente para os plantões hospitalares.
A assembléia indicou a realização de uma reunião com a Reitoria para discutir o problema do controle do ponto e indicar a intervenção da Fasubra junto ao MEC e MPOG para intermediar o conflito criado nacionalmente. No HC da UFG o Sindicato deve articular um processo de elaboração de uma proposta local para solução do problema.
Sobre o VBC
Com o esforço já feito pelo SINT-IFESgo e Fasubra para não absorção do VBC, a assembleia aponta pela necessidade de novo esforço do sindicato para cobrar do Reitor da UFG, o retorno o pagamento do VBC na integralidade como o já feito por outras universidades.
Campanha Salarial 2011
A assembleia apontou pelo o desenvolvimento e fortalecimento das ações que leve a Fasubra a conquistar a abertura do processo de negociação com o governo federal para que a categoria não fique sem o reajuste salarial em 2011.
Avançar as negociações para o aprimoramento da carreira, além da garantia de ganhos salariais no ano de 2011, recompondo os salários e mantendo o poder aquisitivo deve ser prioridade de ação, destacadamente lutar pela isonomia de salários nas universidades e no executivo, visando equalizar os salários entre os trabalhadores do setor público federal.
Eleição dos delegados (as) para a Plenária Ordinária da Fasubra
São eleitos para representar o SINT-IFESgo e os filiados na Plenária os seguintes companheiros e companheiras: Eduardo Marques dos Santos, lotado na Biblioteca Central; Joana Rosa, aposentada; Vera Lúcia, lotada na Procom; Edvaldo Claudino, lotado na Divisão de Comunicação. Como Suplentes: Rubens Bernassoli, lotado no Cegef, e Expedita Gomes, aposentada.